Dicas para Uma Alimentação Saudável

Prevenir deficiências nutricionais e proteger contra alguns tipos de doenças são benefícios de uma alimentação saudável. Com uma dieta variada e rica em nutrientes você melhora as defesas do seu organismo.

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Uma alimentação saudável é composta por proteínas, gorduras boas, carboidratos, aminoácidos, fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais. Deve ser variado os tipos de cereais, de carnes, de verduras, gorduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. Quanto mais variada for a alimentação, melhor e tudo deve ser consumido com moderação.

 

  1. Além de se alimentar bem, uma dica importante é a atividade física. Caminhe pelo menos 3 vezes na semana durante 30 minutos: essa atitude melhorará muito sua saúde!
  2. Inclua alimentos anti-inflamatórios na sua dieta, eles podem te livrar de várias doenças.
  3. Inclua de 1 a 2 porções de frutas diariamente.
  4. Inclua gorduras saudáveis como coco, abacate, manteiga ou ghee, castanhas, cacau e ômega 3.
  5. Para lanchinhos intermediários opte por: batida de abacate com cacau, mix de castanhas, frutas, uva passas, batida de frutas vermelhas, chocolate acima de 70% de cacau.
  6. Não faça uma alimentação baseada em um único tipo de alimento ou nutriente. Tente variar ao máximo os alimentos.
  7. Ao invés do açúcar refinado, utilize xilitol, açúcar de coco ou melado.
  8. Diminua a quantidade de bebidas açucaradas, inclua mais suco verde, chás, suco de fruta e água.
  9. O café é muito saudável, mas não exagere; tome no máximo 3 xícaras ao dia.
  10. Quer deixar de consumir algum alimento? Não compre-o! (simples, mas funciona)
  11. Com relação às carnes, tente variar os tipos durante a semana (peixe, frango, peru, contrafilé, porco) e de preferência consuma apenas uma vez ao dia.
  12. Tome pelo menos 1,5 litro de água ao dia.
  13. Antes de tomar o café da manhã, tome um copo de água com meio limão em jejum.
  14. Gosta de comer um docinho? Pode comer, mas inclua fibras na alimentação. As fibras ajudam absorver o açúcar do organismo. Ou opte por doces caseiros como por exemplo brigadeiro com cacau.
  15. Não se esqueça de ter uma dieta rica em proteínas. A proteína é super importante para o bom funcionamento do corpo.
  16. Inclua legumes e verduras nas principais refeições.
  17. Em relação a óleos para cozinhar, troque os óleos vegetais por óleo de coco, ghee ou manteiga.
  18. Se não puder comer o feijão diariamente, substitua por lentilha ou grão-de-bico.
  19. Inclua alho e cebola sempre na sua alimentação; essa dupla evita inúmeras doenças.
  20. Inclua suplementos anti-inflamatórios como por exemplo o resveratrol.